segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A polêmica escala das transmissões da TV

Preparem-se para ouvir muitos protestos contra a RBS, incluindo aqueles tradicionais coros de “ei, RBS, vai tomar caju”, nos jogos de Criciúma, Joinville e Chapecoense no estadual. Isso porque, das 18 rodadas que teremos no turno e returno, em 16 os jogos que serão transmitidos pela emissora gaúcha serão de Avaí ou Figueirense.  Pelo menos é o que consta na tabela publicada no site da Federação Catarinense de Futebol.

Somente os dois clássicos da Capital não serão transmitidos. Nas rodadas em que eles ocorrerem, os jogos da TV serão os clássicos do interior, entre Criciúma e Joinville. A Chapecoense, que teve dois jogos transmitidos ano passado (contra Criciúma e Metropolitano), neste ano não terá nenhum.

Avaí e Figueirense têm as maiores torcidas de Santa Catarina – e nós, ainda temos a melhor – e a Grande Florianópolis é a região mais populosa e mais rica do Estado: Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu somadas têm o dobro da população e PIB cerca de 20% maior que Joinville, cidade que tem dimensões territoriais semelhantes à da região da Capital. Esses são alguns dos motivos que explicam o porquê da preferência pelas transmissões dos jogos dos times daqui.

Mas eu concordo que há exagero. Criciúma e Joinville poderiam ter mais jogos transmitidos em TV aberta. A Chapecoense... bem, a maioria lá ainda dá muita bola pra Inter e Grêmio. Pena para os torcedores que realmente apóiam o Verdão.

Mais uma coisa estranha: o Avaí vai ter oito jogos seus fora de casa transmitidos em TV aberta, o Figueirense oito, o Criciúma um e o Joinville um. E todos receberam o mesmo valor da TV: R$ 221 mil, mesmo Avaí e Figueirense tendo muito mais jogos transmitidos. A Chapecoense, que não vai ter nenhum jogo fora de casa transmitido, recebeu R$ 190 mil. Coisas do futebol catarinense...

Um comentário:

  1. Tchê, Catarina, obrigado por comentar no BloGreNal. Transcrevo aqui a reposta que deixei lá:

    "Eu sou, ao mesmo tempo, um apaixonado pelo clássico e um defensor ferrenho do futebol do interior. Sou ao mesmo tempo grenalista e antigrenal. Então, quando eu digo que te entendo, por favor, me acredita.

    A questão que tu colocas é um outro problema, alheio aos clássicos realizados fora de Porto Alegre. O futebol do interior tem solução, e ele passa pelos clubes fazerem frente à Dupla; inclusive com forte apoio local. Mas eu não tratarei disso aqui. Este é um blog escrito para o Gre-Nal.

    Se quiseres saber como eu faria para desenvolver o futebol do interior, basta acessar este texto sobre uma proposta de organização do futebol gaúcho: "Gauchão".

    Eu o encaminhei ao Mário Marcos, mas, desta vez, ele não se sensibilizou...

    ResponderExcluir