quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dossiê Nescau

Dia desses um alvinegro começou a dizer que nossa torcida era fraca e que na melhor campanha da nossa história na Série A (2009) tínhamos média de público menor que 10 mil pessoas por jogo, o que era uma vergonha, e que o Figueirense teve média maior em 2006, quando fez sua melhor campanha. Expliquei a ele que não há hoje em dia a tal "promoção da Nestlé", que beneficiou o time do Estreito em sua média de público em 2006. Mesmo assim, a criatura não se convenceu. Então, vou ter que mostrar tudo com números.

Está no site da CBF. A média de público do Figueirense em 2006 foi de 10.703 pagantes por jogo. A do Avaí em 2009, 9.983 pagantes por partida. A diferença é de 720 pagantes a mais por jogo. E onde está essa diferença? Justamente na promoção da Nestlé.

Pra quem não lembra, na época a Nestlé e os clubes escolhiam alguns jogos do campeonato (foram quatro em 2006) nos quais os torcedores poderiam trocar latas de Nescau (não lembro se outros produtos também) por ingresso. Ou seja, o "ingresso" saía por R$ 3 ou R$ 4, dependendo onde fosse comprado o Nescau. Eram escolhidos os jogos em que se esperava que houvesse menor público. No caso do Figueirense em 2006, a promoção foi adotada nas partidas contra Botafogo, Fortaleza, Goiás e Paraná Atlético Paranaense.

O resultado? Dos cinco maiores públicos do Figueirense naquele ano, quatro foram desses jogos da Nestlé. Sem eles, a média de público do Avaí em sua melhor campanha na história da Série A supera a média de público do Figueirense em sua melhor campanha na história da Série A.

É muito legal comparar essas duas campanhas porque elas foram bem parecidas. O Avaí ficou em 6º, o Figueirense, em 7º, ambos com a mesma pontuação e número de vitórias. A diferença em favor do Avaí é um gol a mais de saldo. Também, vejam só, os dois tiveram o mesmo número de jogos em dias de semana (3) e fins de semana (16). Mas na disputa de público, houve mais uma pequena vantagem pro Figueirense, além do Nescau: todos os 10 clubes de RJ-SP-RS estavam na Série A em 2006, incluindo o Vasco, que levou 12.199 pessoas ao Scarpelli naquele ano, mas que em 2009 estava na Série B.
Ou seja, o Figueirense teve 10 jogos contra times que atraem público. O Avaí, nove.

Uma vantagem pró-Avaí nessa disputa por público é que ele estreava na Série A em 2009. Por outro lado, o Figueirense nunca esteve na zona de rebaixamento em 2006 (o Avaí chegou a ser lanterna em 2009), o Scarpelli é maior que a Ressacada e em jogo com 15 mil pessoas em meia hora já foi todo mundo pra casa lá no Estreito, enquanto que no Carianos a polícia chega a liberar pista 2h depois do fim das partidas porque sabe que vai ter gente ainda trancada na Ressacada.

Enfim, dito tudo isso, vamos aos números.

A verdade que cura e que liberta é que, sem os jogos da Nestlé, a média de público do Figueirense em 2006 é menor que a do Avaí de 2009 - cai para 9.770, ou seja 200 pagantes a menos que o Avaí de 2009. Sem a Nestlé, o Figueirense também perde se compararmos as médias de público dos dois times contra equipes que têm torcida em Santa Catarina (RJ-SP-RS) e as médias contra equipes sem torcida aqui.

Nos jogos contra os "grandes", aliás, o Avaí 2009 ganha mesmo com a ajudinha do jogo da Nestlé pro Figueirense - 11.609 contra 11.503. Sem aquela partida do Nescau contra o Botafogo, a média do Figueirense contra os grandes cai para 11.245.

Agora, mais gritante fica a diferença nas médias de público contra equipes de pouca torcida em Santa Catarina, ou seja, aqueles jogos em que praticamente só deu torcida da casa. O Avaí 2009 teve média de 8.518 pagantes contra esses times. O Figueirense 2006, sem a Nestlé, teve 7.598, quase mil pagantes a menos por jogo. Com o Nescau, essa média deles sobe para 9.839. Mas aí fica fácil, né?

Agora, vamos fazer um exercício de matemática. Vamos supor que os públicos do Figueirense 2006 contra Atlético Paranaense, Botafogo, Fortaleza e Goiás seguissem a média deles nos outros jogos contra times com e sem torcida em Santa Catarina. Vamos dar uma colher de chá - ou melhor, uma colher de Nescau - e usar as médias deles incluindo os jogos da Nestlé. Ou seja, vamos supor que 11.503 pessoas pagassem ingresso pra ver aquela partida contra o Botafogo (foram 13.826 tomadores de Nescau naquele jogo) e que 9.839 pagassem ingresso em cada um dos jogos contra Atlético Paranaense (foram 14.489), Fortaleza (14.109) e Goiás (14.368). Qual seria a média de público do Figueirense em 2006?

Taí: 9.885. Ainda perderiam pro Avaí 2009.

Falando em Nescau: tomou, alvinegro?

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