quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A melhor média de público do ano

OK, a nossa média de público na Série A deste ano não é a dos sonhos, mas o Avaí não tem muito o que reclamar de presença da torcida este ano. Apesar da mensalidade e ingressos caríssimos, o Leão tem a melhor média de público no ano entre os times catarinenses, somando jogos do estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro*. O ranking é esse:

1) Avaí - 7.747 pagantes por jogo
2) Figueirense - 7.192
3) Joinville - 6.280
4) Criciúma - 4.122
5) Chapecoense - 3.766

"Ah, mas o Avaí só tem essa média por causa das torcidas visitantes na Série A", já diriam os invejosos e mentirosos. Tudo bem, a gente tem números para dar nos dedos dessa turma. Peguemos os dados de presença de sócios nos jogos, por exemplo. A diferença do Avaí para o segundo colocado é ainda maior do que quando consideramos apenas a média do total de pagantes.

1) Avaí - 6.541 sócios por jogo
2) Figueirense - 5.829
3) Joinville - 4.638
4) Criciúma - 3.845
5) Chapecoense - 3.099

Além de ter o maior público do ano em Santa Catarina, o Avaí tem também a maior presença de sócios em um jogo: 11.474 na final do Campeonato Catarinense contra o Joinville. Na média, 84% do público presente aos jogos do Avaí são sócios do clube. Nossos números poderiam ser ainda melhores se não tivesse ocorrido a trapalhada do aumento abusivo de mensalidades no início do ano. Espero que o Leão consiga se recuperar em Presidente Prudente e levar um bom público à Ressacada no domingo contra o Cruzeiro.

*a Copa Santa Catarina não entra na conta por causa da distorção que ela traria. Avaí e Figueirense atuaram com times "B" e fizeram jogos para menos de mil pagantes. Além disso, faltam os dados de alguns jogos no site da Federação Catarinense de Futebol. No entanto, os dois times de Florianópolis ainda seriam líderes no ranking de público, mesmo com os jogos da Copinha.

2 comentários:

  1. somando jogos do estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro*

    pois é com jogos a mais até a chapecoense fica em 1° lugar...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, estamos falando de MÉDIA de público, não de público total. Entendeu?

    ResponderExcluir